"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia Nacional do livro e abertura de exposição na Biblioteca Nacional do RJ

"...O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925."

A leitura abre janelas
Eu nem lembro quando minha paixão pelos livros iniciou, só compreendo que o sentimento é tão intenso e no mesmo instante possessivo. Sinto que me aproprio das histórias, dos autores, das personagens. E sem receio me deito com elas, e choro copiosamente quando os tormentos aparecem e sinto que as pupilas dilatam quando o encantamento ou a sensualidade transborda.
Sou fã de alguns escritores conhecidos, também aprecio os anônimos. Pois o que me encanta verdadeiramente são as palavras e as suas criações. São nelas que sinto dilatadas todas as veias e provocam concebem movimentações angelicais ou demoníacas.
Seja a poesia ou misérias reunidas, continuo obcecada pela magia dos livros e seus enredos.


Será nesta 6ª feira aberta no Rio a exposição do bicentenário da Biblioteca Nacional. Leia mais no link abaixo:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

Florisbella disse...

Aqui apareceu que meu comentario nao foi pra vc... =/ eu vou escrever de novo do jeito q eu lembrar, rsrs

Bom, falei que quando li seu post, me deu uma vontade de voltar a ler. Antes eu lia bastante mas parei por motivos que nem é necessário comentar. E que agora estou com uma vontade sincera de voltar a ler, vou procurar alguma coisa já!

Falei tbm que de uma forma bem sensivel eu adorei o q vc escreveu pra mim sobre a latinha. Que eu tenho mania de multiplicar por mil os pequenos atos sinceros e queridos e nao os troco por nada nesse mundo. Muito obrigada, viu ?

Coloquei o seu blog na minha lista de blogs do meu blog, tá bom? O nome que coloquei foi: "Minha Vida Chegando aos 37" mas se vc quiser q eu coloque outro é só falar. =)

Beijos