"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Que eu reaja, que eu ande. Depois da raiva.

 Dê a classe gramatical das palavras: reaja, ande



Verbos em 3ª e 1ª conjugação respectivamente
Tempo: presente
Modo subjuntivo
1ª pessoa do singular


Não! Definitivamente você não está na aula do professor Sergio Nogueira (adoro), nem no soletrando (ação mega positiva de narigudo Huck) . Meu domínio sobre a língua dista de um catedrático.
Invoquei o subjuntivo porque hoje fiquei matutando sobre a raiva que motiva o homem a reagir, a seguir em frente, desafiar o inimigo, mudar de vida.
O medo vive ronronando em nossos pescoços: de ser feio, do óbvio, do trabalho, do fracasso. O medo suborna a vontade, paralisando-a com um jato de receio bronco, assim deixamos de prosseguir. E se caminhássemos só um pouquinho seria tão bom, não ficaríamos perdidos na estrada.




Claro, vá em frente,pode perguntar.




¿O QUE O SUBJUNTIVO TEM A VER COM TUDO ISSO MINHA SENHORA¿

Pois bem, o modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. No tempo presente pode indicar:

• Uma ação duvidosa, incerta, que poderá ser realizada ou não: Quem sabe ela venha na reunião?


• Um desejo, uma vontade: Então, que você seja muito feliz no seu novo colégio.




Daí amalgamei idéias e me ocorreu que o resultado das coisas é circunstancial; a raiva gera uma reação sim (condição duvidosa e incerta\ desejo, vontade).
Cabe então a cada um, dependendo do seu grau de sanidade, anarquizar seus sentimentos e finalmente ficar em paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: