"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Lixo, sacola plástica, responsabilidade ambiental.

Devo admitir que não sei o que fazer. Evidentemente as coisas menores já conseguimos praticar e é relevante. Mas plenamente não estamos salvando o planeta.
Pergunte a si mesmo quantas vezes suas atitudes se refletem em proteger o meio ambiente e obviamente ficaremos envergonhados por termos feito tão pouco. Há cerca de um ano não despejo o óleo na pia, diminuí o consumo de sacolas plásticas e JAMAIS jogo lixo na rua. É uma provocação, ver o tanto de gente que continua jogando lixo na rua, sem o menor pudor e respeito com o coletivo.
Embora seja um ato positivo a lei das sacolas plásticas (lei 5502/09), sustento que uma ação mais radical teria efeito mais eficaz, como por exemplo não ter mais disponível nos mercados as sacolas. 
Na minha casa vou guardando os litros de óleo que uso, a cada 03 garrafas completas, levo até  um posto de coleta. Mas em relação as lâmpadas fluorescentes, tenho pesquisado, mas ainda não achei o local para dispensá-las, pra quem não conhece existe também uma lei aqui no RJ:

TORNA OBRIGATÓRIO QUE OS ESTABELECIMENTOS SITUADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, QUE COMERCIALIZAM LÂMPADAS FLUORESCENTES, COLOQUEM À DISPOSIÇÃO DOS CONSUMIDORES LIXEIRA PARA A SUA COLETA QUANDO DESCARTADAS OU INUTILIZADAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Ficam os fabricantes, distribuidores, importadores, revendedores e comerciantes de lâmpadas fluorescentes situados no Estado do Rio de Janeiro, obrigados a colocar a disposição dos consumidores, recipientes para a sua coleta, quando descartadas ou inutilizadas.
Parágrafo Único - Os recipientes de coleta deverão ser instalados em locais visíveis e, de modo explícito, deverão conter dizeres que venham alertar e despertar a conscientização do usuário sobre a importância e necessidade do correto fim dos produtos e os riscos que representam à saúde e ao meio ambiente quando não tratados com a devida correção.
Art. 2º - O não cumprimento do disposto nesta lei, acarretará ao infrator multa diária de 100 (cem) UFIR-RJ, e, em caso de reincidência, a mesma será dobrada.
Art. 3º - Os estabelecimentos terão prazo de 90 (noventa) dias para se adequarem à presente norma.
Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2007.
SÉRGIO CABRAL




Pra quem nunca teve curiosidade leia este texto sobre as lâmpadas fluorescentes que economizam bastante admito, mas olha o perigo que é pouco divulgado:

Cuidados
O consumidor também precisa ter cuidados no manuseio e uso das lâmpadas fluorescentes, especialmente se houver quebra de uma delas, o que libera o mercúrio no ar. Confira a seguir os procedimento recomendados pela ABilumi nessa circunstância.

Não usar equipamento de aspiração para a limpeza;
Logo após o acidente, abrir todas as portas e janelas do ambiente, aumentando a ventilação;
Ausentar-se do local por, no mínimo, 15 minutos;
Após 15 minutos, colete os cacos de vidro e coloque-os em saco plástico. Procure utilizar luvas e avental para evitar contato do material recolhido com a pele;
Com a ajuda de um papel umedecido, colete os pequenos resíduos que ainda restarem;
Coloque o papel dentro de um saco plástico e feche-o;
Coloque todo o material dentro de um segundo saco plástico. Assim que possível, lacre o saco plástico evitando a contínua evaporação do mercúrio liberado;
Logo após o procedimento, lave as mãos com água corrente e sabão.



Empresas que oferecem serviço de reciclagem de lâmpadas no Brasil:

Em São Paulo
Apliquim (11) 3722-5478 www.apliquim.com.br

Rodrigues & Almeida Moagem de Vidros (19) 9649-6867
Tramppo (11) 3039-8382 www.tramppo.com.br
Naturalis Brasil (11) 4496-6323 e 4591-3093 www.naturalisbrasil.com.br

Em Santa Catarina
Brasil Recicle (47) 3333-5055 www.brasilrecicle.com.br

No Paraná
Bulbox (41) 3357-0778 www.bulbox.com.br

Mega Reciclagem (41) 3268-6030 e 3268-6031 www.megareciclagem.com.br

No Rio Grande do Sul
Sílex (51) 3421-3300 e 3484-5059 www.silex.com.br

Em Minas Gerais
Recitec (31) 3213-0898 e 3274-5614 www.recitecmg.com.br

HG Descontaminação (31) 3581-8725 www.hgmg.com.br

25 / 06 / 2008
Fonte:Mônica Pinto / AmbienteBrasil

Cadê o Rio de Janeiro aqui nesta listagem?!
As lâmpadas se acumulam aqui em casa e o perigo é iminente, se quebrar potencializa-se os riscos de contaminação.

É intolerável a falta de informação, diante de um produto que não devia parar de forma nenhuma nos lixões e aterros sanitários.
Se alguém souber de algum posto para descarte de lâmpadas fluorescentes aqui no RJ, é só me avisar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: