"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)

domingo, 3 de abril de 2011

Por que eles usavam capas?


Esta dúvida me consome há tempos, eu queria entender quando surgiu a concepção do uso de capas nas vestimentas da idade antiga. Nos filmes épicos e de batalhas, sempre me impressionou os elmos, as túnicas, armas, as sandálias, etc. , e obviamente pela nossa ignorância não observamos que em muitos destes filmes há erros exagerados na composição dos personagens no que se refere aos trajes, já que as características denotam um período especifico na história. Encontrei alguma coisa sobre isso, mas sei que não é o bastante para saciar a minha curiosidade. Quem souber de mais algum detalhe, ou tiver um bom livro para indicar, agradeço muito.

"...  até o final do primeiro milênio antes da Era Comum, a moda mudou. A Assíria nos fornece duas fontes de informações sobre o vestuário, sendo que a maior fonte vem de objetos artísticos como esculturas, altos relevos, placas, marfins entalhados, e brasões (selos) cilíndricos. Textos do léxico também contém muitas palavras relativas ao vestuário catalogadas, e listam muitas características dos tecidos, de materiais baratos para os servos aos usados pela realeza.
Homens vestiam uma túnica ou várias túnicas combinadas: esses trajes tinham manga-curta e eram presos por um cinturão na cintura, e os cobriam do pescoço aos joelhos. Às vezes a parte superior da túnica possuía tiras colocadas diagonalmente por cada ombro, cruzando o peito. Pessoas de um nível social melhor, tais como oficiais e militares, adicionaram uma capa à sua vestimenta. Na realidade, as ordens do harém real declaravam que se um cortesão fosse negligente, ele seria despido de sua capa – um claro símbolo de status. A capa era geralmente feita de lã, e as vezes de linho, em azul, vermelho, púrpura e branco. Havia um ornamento por cima, além da capa, que não tinha cavas para os braços e era colocado sobre o pescoço."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: